terça-feira, 23 de outubro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (neste mensagem: 13 notícias)



Planeta Universitário (neste mensagem: 13 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 23 Oct 2012 12:08 AM PDT
Fundação Ema Gordon KlabinA Fundação Ema Gordon Klabin promove o curso "História da Bienal da Arte de São Paulo", ministrado pelo professor Francisco Alambert, doutor em História Social pela USP. Composto por quatro aulas, o curso aborda a História da Bienal de São Paulo, desde sua criação até as edições mais recentes do evento.


Posted: 23 Oct 2012 12:02 AM PDT
Para que a proteína possa desempenhar sua função dentro do organismo – seja ela estrutural, enzimática, hormonal, energética, de defesa ou de transporte de nutrientes –, a cadeia de aminoácidos que a compõe precisa se moldar de modo a atingir uma forma tridimensional específica. Há décadas cientistas tentam descobrir como esse processo tão complexo, conhecido como enovelamento de proteína, ocorre em questão de segundos ou até de milésimos de segundo.


Posted: 23 Oct 2012 12:00 AM PDT
A FAPESP recebeu, no dia 18 de outubro, a visita de uma comitiva do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês). A visita fez parte de uma missão ao Brasil de representantes do centro europeu de pesquisa em física de partículas elementares, sediado na Suíça, para avaliar se o país tem condições de se tornar membro associado da instituição, que é responsável pela construção do maior acelerador de partículas do mundo – o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) –, onde foram descobertos nos últimos meses indícios da existência do bóson de Higgs.


Posted: 22 Oct 2012 11:57 PM PDT
O professor da Universidade de São Paulo (USP) Vanderlei Salvador Bagnato foi eleito membro da Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano. A indicação foi feita pelo papa Bento 16 em 27 de setembro. Doutor em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, Bagnato é professor titular do Instituto de Física de São Carlos, da USP. Coordena o Centro de Ciências Ópticas e Fotônica , um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.


Posted: 22 Oct 2012 11:56 PM PDT
De 3 a 28 de novembro, o professor Amir Rezaee, do Institut Superieur de Gestion, uma das melhores escolas francesas da área de Gestão, estará na Universidade Positivo desenvolvendo trabalhos de pesquisa e ministrando o curso Financiamento de Pequenas e Médias Empresas pelo Mercado. A proposta é discutir instrumentos de financiamento para pequenas e médias organizações, sobretudo reportando a experiência francesa e europeia.


Posted: 22 Oct 2012 11:52 PM PDT
A Vice-Reitoria Executiva de Administração da USP anunciou a abertura de 8 vagas de estágio para a Procuradoria Geral da Universidade. As vagas disponibilizadas são para jornada de trabalho de 6 horas diárias (30 horas semanais), com bolsa de complementação educacional no valor de R$ 967,94, mais auxílio transporte. As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro, e devem ser realizadas pela internet, no link "Processo Seletivo Estagiário".


Posted: 22 Oct 2012 11:50 PM PDT
A Universidade de Brasília divulgou nesta segunda-feira, 22, o novo edital da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2013. O primeiro edital foi divulgado no dia 20 de setembro - e inscrições iniciadas no dia 28 -, mas foi suspenso no dia 5 de outubro para sua adequação às normas estabelecidas pela Lei de Cotas que destina 50% das vagas para alunos de escolas públicas até 2016. O edital do Vestibular 2013, também com vagas destinadas à Lei de Cotas, foi publicado na sexta-feira. Leia aqui.


Posted: 22 Oct 2012 12:48 PM PDT
studyinhollandEstão abertas as inscrições para os programas de ensino superior das universidades holandesas. Ao todo, são mais de 1500 cursos, totalmente ministrados em inglês, entre opções de graduação, mestrado, MBA, doutorado e outras especializações. Para se candidatar, é preciso enviar até o final de janeiro os documentos para admissão, que são certificado de proficiência na língua inglesa e documentos que comprovem grau de escolaridade.


Posted: 22 Oct 2012 11:46 AM PDT
UVA-centro-culturalAs duas universidades brasileiras que integram a Rede Ilumno vão se unir para promover o IV Fórum de Gestão com Pessoas. Juntas, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), em Salvador, desejam incentivar à criatividade no ambiente de trabalho e capacitar os gestores para a implementação de um novo perfil da cultura organizacional. Na UVA, o evento acontecerá nos dias 24 e 25, no campus Barra, e 29 e 30, campus Cabo Frio. Já na UniJorge, o fórum será nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.


Posted: 22 Oct 2012 11:43 AM PDT
Nos dias 28 e 29 de novembro, o Instituto Vital Brazil promove o II Simpósio Nacional de Estratégias do Governo para Desenvolvimento e Aplicação da Biotecnologia no Brasil, no auditório do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, Rio de Janeiro. O simpósio dará continuidade às discussões da 1º edição realizada em 2011, além de promover o compartilhamento das tecnologias atuais, voltadas para os interesses do Ministério da Saúde brasileiro


Posted: 22 Oct 2012 11:41 AM PDT
Uma palestra sobre Educação Ambiental marcou o encerramento do 17º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Universidade de Taubaté (UNITAU). Ministrada por Raquel Trajber, do Instituto Marina Silva, a palestra aconteceu no dia 19 de outubro, no Auditório Espaço Celebra I, no campus do Bom Conselho, e abordou exemplos de escolas sustentáveis, além de discutir a relação entre ciência e sustentabilidade.


Posted: 22 Oct 2012 11:38 AM PDT
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2013 da FIAP, uma das principais faculdades de tecnologia do país. Com cursos atuais e inovadores em diversas áreas de TI a instituição tem os mais elevados índices de reconhecimento e conta com alta satisfação dos alunos. Os interessados podem se inscrever em um dos oito cursos oferecidos pela faculdade até 29 de novembro, quem não conseguir se inscrever até esta data pode aguardar o próximo lote de inscrições que começa em 10 de dezembro.


Posted: 22 Oct 2012 11:28 AM PDT
O Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp é sede de curso de verão sobre modelos matemáticos em biologia de populações, ecologia e epidemiologia. O curso deverá ocorrer de 21 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013. As inscrições vão até 25 de novembro. Ministrado em inglês, é destinado a estudantes de pós-graduação ou final de graduação em física, matemática, biologia, ecologia ou disciplinas correlatas.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: