sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fwd: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 11 Feb 2012 05:03 AM PST
Iolando Lourenço e Luana Lourenço, Agência Brasil

Ao participar hoje (10) da comemoração dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), a presidenta Dilma Rousseff lembrou a trajetória do PT, elogiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmou que o maior compromisso de seu governo é erradicar a miséria e garantir mais oportunidades aos brasileiros pobres.

Dilma ressaltou a diversidade da composição do PT , que segundo ela, "tem sido um estuário das velhas e novas tradições de luta", e que conseguiu reunir os que resistiram à ditadura militar, sindicalistas, ativistas de direitos humanos, entre outros.

Lula foi lembrado pela presidenta como "filho do povo brasileiro" que representou as esperanças do povo por um país melhor. "Temos orgulho de ter em nossas filas o nosso querido Lula, esse filho do povo brasileiro que nos surpreendeu a todos, ao Brasil e ao mundo, que sintetizou as grandes esperanças da imensa maioria da nossa nação, como lutador, como presidente e como referência nacional e internacional, nos entrega todos os dias uma grande herança, que tenho o orgulho de continuar".

Ao comentar a "herança" do ex-presidente, Dilma listou avanços econômicos, políticas sociais e o fortalecimento das relações entre o Brasil e os países da América Latina e da África, mas disse que o governo ainda tem pela frente o desafio de acabar com a desigualdade. "Tivemos avanços, mas não somos partido de nos contentarmos com o que até aqui foi logrado, achamos que é possível mais, avançar mais. A verdadeira mudança social não deve se resumir à passagem das pessoas da classe D ou E para a classe C, tem que se traduzir em um movimento mais profundo de caráter social".
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 04:45 PM PST



Posted: 10 Feb 2012 04:44 PM PST
"O que está em jogo na mobilização dos policiais é muito mais do que a reivindicação dos corpos policiais - que pode ser justa, ou não – mas a própria estrutura do Estado Nacional, republicano e, de acordo com seus primeiros constituintes, federativo.

Mauro Santayana, Carta Maior

Uma das mais graves conseqüências do regime de 1964 foi a militarização do policiamento ostensivo e repressivo nos grandes centros urbanos do país. Admitia-se, no passado, que o policiamento em municípios do interior se fizesse com soldados da Polícia Militar, sempre subordinados às autoridades policiais civis – mas nas grandes cidades, outra era a situação. Nelas, e com eficiência que os mais velhos lembram, atuava a antiga Guarda Civil, que nada tinha a ver com as atuais guardas civis metropolitanas. Os guardas-civis andavam normalmente armados de cassetetes. Patrulhavam as ruas, a pé, eram sempre solícitos no atendimento das pessoas. A Polícia Militar, fora os oficiais e soldados destacados no interior, permanecia nos quartéis e só era acionada em momentos de grave perturbação da ordem pública, embora muitas vezes cometesse violência brutal contra manifestações de natureza política. No Rio de Janeiro, registre-se, havia a famosa Polícia Especial, notável pela sua brutalidade a serviço da "ordem pública", quando sob as ordens de Felinto Muller.

O governo militar dissolveu os corpos civis de policiamento ostensivo, entre eles, a Guarda Civil, extinguiu as chamadas inspetorias de trânsito, formadas por servidores civis, especializados no assunto. Tratou-se de ruptura ditatorial do Pacto Federativo de 1891, que a Constituição de 1946, embora com perdas para os Estados, restaurara, depois da centralização do Estado Novo. Mas, até então – e durante todo o período republicano, incluído o período arbitrário de Vargas – a responsabilidade pelo policiamento era dos Estados, que o administravam conforme a sua autonomia federativa.

Ao militarizar o policiamento, o que convinha a uma ditadura de caráter militar, o regime de 1964 possibilitou duas coisas graves. Uma delas foi o aumento da corrupção de parcelas das antigas forças públicas estaduais que, tendo pouco contato com a população urbana, e estando sob estrito comando civil, eram disso resguardadas. O resultado está aí, com policiais militares envolvidos com o tráfico de drogas e outras formas do crime organizado, assassinando juizes, criando milícias de pistoleiros e ameaçando o Estado de Direito. A segunda foi a de dar à polícia a falsa idéia de que a repressão ao crime e a manutenção da ordem pública são atos de guerra.A Assembléia Nacional Constituinte de 1988 não teve a devida acuidade para restaurar o sistema anterior ao regime militar.

O caso nos obriga a refletir sobre a questão mais grave, que é a da Federação. O Congresso Nacional, se é que ainda somos uma república federativa, não pode legislar sobre a remuneração dos corpos policiais dos estados. Cada unidade da federação tem o direito e o dever de pagar a todos os seus servidores, incluídos os policiais militares e civis, de acordo com a realidade local. Para estabelecer seus vencimentos são ponderados muitos fatores, entre eles, o custo de vida, que difere de região para região em nosso país e, sobretudo, as receitas orçamentárias."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 04:28 PM PST
"De acordo com médicos que tratam do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tumor que atingiu sua laringe foi eliminado com o tratamento a que Lula está sendo submetido desde o ano passado.

Vermelho / O Globo

A confirmação deverá ser feita com exames de imagem nas próximas semanas, mas avaliações recentes indicam que não há hipótese de inversão na tendência de desaparecimento do tumor, atacado com quimio e radioterapias.

Nesta sexta-feira (10), Lula fará a última sessão de tratamento e, só então, poderá agendar o PET-Scan, tipo de ressonância magnética que detecta células de câncer no organismo.

Em declarações ao jornal O Globo, um dos médicos do Hospital Sírio-Libanês, onde o político recebe tratamento, esclareceu que "ele fará exames de controle, mas está muito bem. Acreditamos que o tumor sumiu, mas aguardamos as avaliações finais". Ele ressaltou, no entanto, que "a expectativa é que o tumor tenha desaparecido, o que é diferente de estar curado", disse explicando que seria cedo para afirmar a cura da doença.

Apesar da melhora, Lula pode ser "vetado" no desfile do carnaval paulistano. Ele é o homenageado da escola de samba Gaviões da Fiel, ligada a seu time, o Corinthians. Os médicos não acham conveniente que ele participe, Lula ainda não descartou a participação."
Foto: Dida Sampaio/ Agência Estado


Posted: 10 Feb 2012 04:06 PM PST
"Kassab foi convidado para participar da comemoração pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão; Dilma e José Dirceu foram os mais aplaudidos

Brasil 247 / Agência Estado

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do PSD, foi vaiado agora há pouco na festa de 32 anos do PT. Kassab foi convidado para participar da comemoração pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula uma aliança com Kassab para eleger o ex-ministro Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo. Enquanto Kassab foi vaiado, o ex-ministro José Dirceu foi ovacionado pela plateia de petistas. Os militantes do partido mostraram-se estupefatos com a presença de Kassab. A presidente Dilma Rousseff foi muita aplaudida.

A presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro José Dirceu foram os mais festejados pela militância na comemoração hoje dos 32 anos de existência do PT. Os aplausos ficaram ainda mais evidentes diante da vaia estrondosa recebida pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Carvalho, do PSD, que compareceu a convite do presidente nacional do PT, Rui Falcão."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 03:23 PM PST
Ana Cláudia Barros, Terra Magazine

'O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Bahia, Saul Quadros, classificou de "infeliz" a declaração da amazonense Silvia Fernandes (Sheeva) contra o Estado. Ela provocou protestos na internet ao afirmar, em sua página no Facebook, que já havia passado da hora de o Brasil "dinamitar a Bahia" - "lugarzinho sem utilidade", segundo disse - e mandá-la "de volta para a África". Assustada com a repercussão, Silvia recuou e pediu desculpas ao povo baiano, dizendo que o desabafo havia sido "por pura raiva da greve" dos policiais militares no Estado. 

Em entrevista a Terra Magazine, Quadros adiantou que a entidade pretende tomar "providências legais" contra a amazonense, a exemplo do que fez OAB de Pernambuco em relação à estudante Mayara Petruso, autora dos ataques que desencadearam uma onda de preconceito a nordestinos na web, logo após a vitória eleitoral da então candidata Dilma Rousseff (PT). A ordem pernambucana, na época, ingressou com uma ação penal privada contra a universitária.

-Já houve uma deliberação do conselho. Tivemos uma reunião do nosso conselho seccional, assim que soubemos das declarações. Vamos tomar providência de ordem legal, semelhante a que foi adotada em Pernambuco. Estou com o meu pessoal da área de direito penal estudando o caso. Esse é um tipo de racismo. Ela (Silvia) pode se arrepender. Minimiza, mas não apaga o que fez. Essas coisas não podem passar em branco. Senão, tornam-se um estímulo à repetição. 

Para Quadros, é preciso consciência e responsabilidade na hora de usar as redes sociais.

-Eu tenho perdido dias e noites na tentativa de uma composição para resolver o problema (greve) da Bahia. Graças a Deus, hoje, pelo menos, 80% do efetivo policial já está nas ruas. Há pequeníssimas resistências no interior. Graças a um esforço enorme que a Ordem dos Advogados fez, juntamente com a Arquidiocese de Salvador e a Defensoria Pública. Uma moça como essa, que está de fora, vem e dá uma declaração infeliz."


Posted: 10 Feb 2012 08:00 AM PST

"Segundo o coronel Caldas, não há paralisação e o Bope e o Choque trabalham normalmente

Do R7

Apesar de os policiais civis e militares e bombeiros do Estado do Rio de Janeiro decretarem greve na noite de quinta-feira (9), o comando da Polícia Militar informou, nesta no início da manhã desta sexta-feira (10), que todas as unidades da corporação estavam em pleno funcionamento às 7h45, contando inclusive com o apoio de policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do BPChq (Batalhão de Choque) no patrulhamento nas ruas. De acordo com a PM, não há paralisação de nenhum tipo de serviço para o cidadão.

Segundo o coronel Frederico Caldas, relações públicas da Polícia Militar, todos os serviços da corporação estão mantidos, inclusive o das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Segundo ele, foi montado um gabinete de gestão no Estado Maior no início da madrugada para tratar da segurança no Rio.
:
Matéria Completa, ::Aqui::

------------------------------------------

Escolas municipais do Rio funcionam normalmente nesta sexta-feira, diz secretaria

Do R7

"A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro informou, na tarde desta sexta-feira (10), que as aulas nas unidades municipais de ensino transcorrem em total normalidade. Segundo a secretaria, não há previsão para nenhuma suspensão das aulas em virtude da greve das policias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 07:45 AM PST
Luciana Lima, Agência Brasil

"O comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, disse hoje (10) que  85% dos policiais da região metropolitana de Salvador estão trabalhando. Segundo ele, há uma tendência de volta à normalidade, de acordo com levantamento feito pelo comando de manhã.

O coronel também avisou, em entrevista coletiva, que o policial que não compareceu ao trabalho hoje e não comparecer nos próximos dias terá o ponto cortado. Segundo ele, o comando deixará de entender as faltas como adesão ao movimento grevista. "A greve, na minha ótica, acabou. Tudo tem um começo, um meio e um fim e o fim da greve está decretado. "Eu quero registrar que a falta ao serviço não está sendo considerada adesão à paralisação e, a partir de hoje, as apurações serão feitas", acrescentou.

A entrevista foi concedida no Comando da PM, que fica no Largo dos Aflitos, a poucos metros do Ginásio dos Bancários, onde os policiais decidiram ontem (9) manter o movimento. Na opinião do coronel Castro, a decisão foi tomada ontem por uma minoria "que está resistindo à convocação do comando da PM ao trabalho. Mas a maioria está nas ruas", disse.

Ele reconheceu, no entanto, que ainda é cedo para que os homens do Exército deixem o patrulhamento de Salvador, ação que vem ocorrendo mais nos bairros centrais e nas áreas turísticas da cidade. "Estamos em uma fase de transição. O Exército vai ficar até essa fase de transição terminar", explicou."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 07:29 AM PST

"Corporação afirma que "prontidão permanece por tempo indeterminado"


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira que todas as unidades da corporação em todo o Estado estão funcionando normalmente. 

Segundo nota divulgada esta manhã, as saídas para atendimento de casos de emergência estão regulares, bem como as presenças nos quartéis. 

Ainda de acordo com a corporação, "para reforçar a garantia na prestação dos serviços, a prontidão permanece por tempo indeterminado".

O comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel Sérgio Simões, disse que o esquema de prontidão é um reforço no plano de contingência traçado pelo governo. "Homens da área administrativa passam a integrar o esquema operacional", explicou.

"Todas as unidades estão atendendo à demanda. Não houve adesão à greve. Adesão zero. Greve não consta do nosso dicionário", enfatizou Sérgio Simões.

Segundo ele, o Governo do Estado atendeu a todas as reivindicações salariais, com um amplo conjunto de ações, além dos percentuais antecipados. "Por isso, não permitiremos quaisquer atos que maculem a imagem da corporação", adverte.

O comandante do Corpo de Bombeiros também ressaltou que, por enquanto, não há necessidade de acionar o Exército ou as Forças de Segurança. "Essa é uma medida que faz parte de um plano de contingência, mas neste momento não há necessidade desse apoio. É importante que a população saiba : hoje é um dia normal como todos os outros".


Posted: 10 Feb 2012 07:18 AM PST



Posted: 10 Feb 2012 07:02 AM PST

"Para Reis Lobo, que já presidiu PSDB paulistano, partido 'não será competitivo' com nenhum dos quatro nomes

Julia Dualibi, O Estado de S.Paulo

O ex-presidente municipal do PSDB José Henrique Reis Lobo disse ontem que os pré-candidatos tucanos deveriam desistir das prévias para escolher o candidato à Prefeitura de São Paulo, marcadas para o dia 4 de março.

"Com todo o respeito aos pré-candidatos, há uma impressão generalizada de que, com qualquer deles, o partido não será competitivo", disse Lobo, que foi secretário estadual de Relações Institucionais de José Serra. "Acho que todos têm consciência disso e não deveriam ter constrangimento de retirá-las para possibilitar uma melhor reflexão sobre o assunto."

Ontem, em artigo publicado na Folha de S.Paulo, Lobo disse que as prévias "estão metendo o partido numa encalacrada sem tamanho" e que a legenda corre o risco de perder as eleições."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 06:51 AM PST

"Religiosos conservadores sauditas entenderam que as mensagens são uma espécie de maldição contra o fundador do Islã, e pediram a punição de Kashgari

Brasil 247 / Agência Estado

"A polícia da Malásia prendeu um colunista saudita que havia fugido da Arábia Saudita após deixar mensagens em seu Twitter sobre o profeta Maomé, o que desencadeou protestos populares para sua execução, disse a agência de notícias estatal da Malásia Bernama, nesta quinta-feira. O autor, Hamza Kashgari, foi detido na quarta-feira ao chegar ao Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, informou a Bernama.

De acordo com a agência de notícias, a Arábia Saudita aguarda o repatriamento de Kashgari. O governo saudita não fez nenhum comentário oficial desde que anunciou no início da semana que Kashgari tinha sido proibido de divulgar seus textos e que estava sujeito à ação legal.

Kashgari, de 23 anos, é um colunista de um jornal da cidade costeira de Jeddah. No sábado, ele postou em seu Twitter uma série se reflexões sobre uma reunião imaginária com Maomé.

Alguns religiosos conservadores na Arábia Saudita entenderam que as mensagens são uma espécie de maldição contra o fundador do Islã, pedindo ao público que exijam do governo a punição de Kashgari.

Campanhas na Arábia Saudita no Twitter, YouTube e Facebook atraíram milhares de seguidores que pedem a execução de Kashgari. O colunista havia deixado a Arábia Saudita no início da semana, disse a agência Bernama. As informações são da Dow Jones."


Posted: 10 Feb 2012 06:30 AM PST

Gilson Caroni Filho, Correio do Brasil 

"Vítor Suarez da Cunha, o jovem de 21 anos, que teve 63 pinos implantados no rosto, deu uma magnífica lição de vida, de solidariedade humana. Muitos escreverão sobre sua atitude, mas nenhum texto será capaz de traduzir sua coragem, seu amor ao próximo, sua consciência de cidadania.

O que há em comum entre uma moradora de rua agredida a socos e pontapés no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, por três homens de classe média que a acusam de quebrar o retrovisor do carro e Vítor Suarez da Cunha, jovem estudante brutalmente espancado ao tentar proteger um mendigo que apanhava de cinco delinquentes no bairro Jardim Guanabara, na Ilha do Governador? Ambos foram vítimas de um estrato social que tem como traço ideológico funesto a recusa da cidadania.

Em menos de uma semana, a violência de um segmento incapaz de distinguir o público e o privado, que tem na venalidade uma de suas marcas, que trata a rua como prolongamento da casa e do quintal, desconhece direitos sociais e políticos, menospreza a condição humana dos que não pertencem à sua geografia social, reiterou, em pontos do estado do Rio de Janeiro, o caráter fascista que lhe é inerente.

Para eles, a liberdade se reduz ao ato de escolher entre várias marcas do mesmo produto e a felicidade é o fim de semana em família esvaziando shopping centers, o consumo do Natal e o réveillon em uma boate "superluxo". A protegê-los, vigias, olhos eletrônicos, cães de guarda, grupos de extermínio e a polícia violenta que conhecemos, protetora de "gente de bem". Quando se lançam em busca das ilusões perdidas, dão início a uma busca feroz, mostrando uma força ideológica assustadora.

Num tempo em que pessoas têm sua condição humana aviltada, morrendo como moscas, fatos como estes não podem, após algum tempo de exposição midiática, provocar, no máximo, bocejos. É preciso deixar de contentarmo-nos em sobreviver, de acreditar que "com a gente não acontece" ou, o que é pior, fazer da vítima o culpado. Recusar a indiferença, persistindo em chamar de acidente uma rotina de mortes e de mutilações, conhecida, anunciada e burocraticamente executada cotidianamente. Nas ruas do Leblon e do Jardim Guanabara, o que aconteceu foi um fato político. E como tal precisa ser combatido."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 10 Feb 2012 06:15 AM PST
Portal Terra

"A Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) decidiu, após assembleia extraordinária realizada na noite desta quinta-feira, não suspender as atividades. De acordo com nota oficial divulgada pela entidade, membros da associação decidiram continuar trabalhando "em respeito ao povo".

O evento que começou às 19h, contou com a presença do presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), o coronel da Polícia Militar de Santa Catarina Marlon Jorge Teza, do Diretor de Relações Institucionais e Advogado da Feneme , coronel da PM de São Paulo Elias Miller da Silva e do Comandante Geral, coronel Alfredo Castro.

Durante a reunião, o coronel Miller levantou discussões sobre aspectos jurídicos e técnicos do que tem acontecido na greve dos PMs, de direitos e prerrogativas, e também das obrigações e vedações constitucionais.

Segundo comunicado oficial, a associação ainda considera a proposta salarial apresentada pelo governo do Estado abaixo do que é reivindicado pelo movimento, mas garante que só vai atuar em mesas de negociação com a participação de representantes do governo, da Polícia Militar e das Associações de Oficiais e Praças.

A AOPMBA ainda ressaltou que o movimento deflagrado no Estado não teve a participação da entidade e que, desde o início, a associação tem trabalhado para mediar as negociações, visando o fim dos conflitos existentes."


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406