sábado, 3 de novembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 02 Nov 2012 05:23 PM PDT



Posted: 02 Nov 2012 05:20 PM PDT
"Em entrevista à Carta Maior, o escritor, dramaturgo e roteirista de cinema cubano Reinaldo Montero fala da influência da cultura brasileira sobre a literatura, música e cinema cubano e do desconhecimento que a maioria da população brasileira tem da cultura latinoamericana. Vencedor do Casa de las Américas e de vários outros prêmios em Cuba, Espanha e França, Montero também fala sobre a relação entre inspiração e transpiração no ato de escrever, sobre o impacto da internet e das redes sociais na literatura e na relação dos autores com críticos e público, e sobre o atual momento da vida cultural cubana.


Marco Aurélio Weissheimer, Carta Maior

O desconhecimento que a maioria da população brasileira tem em relação à cultura latino-americana não chega a ser uma novidade. Mas ele fica mais gritante e absurdo quando referido por artistas e intelectuais de língua espanhola que tem grande conhecimento da cultura brasileira. Em 1986, o jovem escritor cubano Reinaldo Montero, vencedor do prêmio Casa de las Américas naquele ano com a novela Donjuanes, foi convidado para a Bienal do Livro em São Paulo. Quando chegou ao hotel, em São Paulo, viu em um mapa que estava muito perto da esquina da Ipiranga com a São João. "Eu saí do hotel e fui até à esquina da Ipiranga com São João, o que, naquele tempo, era muito perigoso. Esse é o exemplo vivo do conhecimento que há em Cuba sobre o Brasil. Não sei quantos brasileiros podem ir a Havana e fazer algo assim...," comenta.

Convidado para participar da Feira do Livro de Porto Alegre, Montero concedeu entrevista à Carta Maior e falou sobre a influência da cultura brasileira na literatura, cinema e música cubana. Escritor, dramaturgo e roteirista de cinema, Reinaldo Montero foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras (As afinidades, 1999). Na entrevista, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, ele também fala sobre a relação entre inspiração e transpiração no ato de escrever, sobre o impacto da internet e das redes sociais na literatura e na relação dos autores com críticos e público, e sobre o atual momento da vida cultural cubana. Ao final, aponta uma relação de escritores e dramaturgos, cujo trabalho ajuda a refletir sobre o atual estágio da civilização. Montero não é muito otimista: "Vivemos um momento adolescente como espécie. E tenho dúvida se vamos amadurecer algum dia".

Além do Casa de las Américas, em 1986, Montero ganhou prêmios em Cuba, Espanha e França, já teve três roteiros filmados, várias peças encenadas e é autor de novelas, poesias e ensaios.

Há uma grande ignorância brasileira em relação à cultura da América hispânica, o que se aplica também ao caso da cultura cubana...

Reinaldo Montero: Sabe o que acontece? Os brasileiros, a maioria deles ao menos, não se sentem latino-americanos. Isso é muito curioso porque a influência do Brasil na América Latina e, em especial, em Cuba, é extraordinária. O conhecimento que há do Brasil em Cuba é enorme: o tropicalismo, o Cinema Novo, o primeiro título da coleção Casa de las Americas foi Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Essa influência é mais antiga ainda e chega até a música que vocês chamam de erudita. As Bachianas de Villa Lobos, em especial uma interpretação memorável que se fez da Bachiana nº 5, influenciaram o nacionalismo musical cubano, a música "culta", como se diz em espanhol, nos anos 30 e 40. Depois, com o tropicalismo e o Cinema Novo, nos anos 50 e 60, poderia se dizer que a música brasileira era tão cubana quanto a cubana.

Eu vim para o Brasil pela primeira vez, em 1986, convidado pela Câmara do Livro de São Paulo, para a Bienal do Livro. Eu lembro que cheguei à noite e me levaram para o hotel. Quando cheguei na recepção do hotel vi num mapa da cidade que estava perto da Ipiranga com a São João. Ipiranga com São João? Alguma coisa acontece no meu coração...Eu saí do hotel e fui até à esquina da Ipiranga com São João, o que, naquele tempo, era muito perigoso. Esse é o exemplo vivo do conhecimento que há em Cuba sobre o Brasil. Não sei quantos brasileiros podem ir a Havana e fazer algo assim..."
Entrevista Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Nov 2012 04:54 PM PDT


PM durante ação em Paraisópolis, na quarta (31)
Bob Fernandes, Terra Magazine


"Nos ataques em São Paulo, em 2006, o PCC (Primeiro Comando da Capital) ordenou e fez executar policiais. Militares e civis. Indiscriminadamente. Neste ano de 2012, oitenta e oito policiais militares já foram assassinados. Só cinco deles mortos trabalhando. Quando a morte é fora do trabalho, a família não recebe benefícios. E o PCC sabe que essa regra ainda vigora.

Além desses 88 PMs, supostamente mortos por ordem do PCC, 16 agentes penitenciários e 10 integrantes da Polícia Civil foram mortos em 2012; mas esses, os dez da polícia civil, mortos por reação a assalto, em ação, ou outras situações não caracterizadas como de execução. 

Em todo o Estado, até este outubro, os homicídios chegam a 3.330. Só na capital, até setembro, 919 cidadãos assassinados; 96% a mais do que em setembro do ano passado.

Antonio Ferreira Pinto é o Secretário de Segurança Pública. Numa dessas coletivas para a imprensa, há pouco tempo, ele disse que os assassinatos de PMs não tinham "nenhuma vinculação com a facção". A "facção", como diz o secretário sem citar o nome, é o PCC.

Não há quem não saiba que está em andamento uma guerra particular entre o PCC e a PM. Uma PM, pelo que informam alguns dos seus, com divisões; digamos assim. Segundo oficiais da corporação, teriam sido rompidos, de parte a parte, "códigos de conduta".
Foto: Terra
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Nov 2012 04:39 PM PDT
Eduardo Guimarães / Blog da Cidadania


"Os medíocres não hesitarão em tentar ridicularizar o que entenderão como "comparação entre Lula e Cristo" que este texto estaria pretendendo fazer. Até porque, desacostumados a pensar, não vão ler o que será dito a seguir, limitando-se a comentar o título acima.

É óbvio, no entanto, que não se está comparando um simples político com aquele que, na pior das hipóteses, é o maior personagem da história da humanidade. O que se fará aqui será, usando metáfora histórica, apontar o absurdo da situação criada pela mídia e pela oposição federal.

Como já se pode notar, o assunto é a nova investida da imprensa golpista – aquela que gerou o golpe militar de 1964, entre outros – para conseguir no Judiciário o que seus despachantes na política não obtiveram nas urnas.

Não surpreendeu, pois, que o Estadão não tenha esperado nem uma semana após o fim da eleição para requentar o que a direita midiática já havia sinalizado, nas páginas de Veja, que faria caso o eleitorado não lhe sorrisse.

Apesar de mídia e oposição relativizarem o desprezo que o eleitorado dedicou àquilo que pretendiam que fosse uma bomba atômica – e que se revelou um traque –, essas forças do atraso sabem muito bem que o brasileiro lhes fechou a porta na cara.

Assim que parecem ter se convencido de que a única saída para terem alguma chance de retomar o poder através de algum José Serra da vida – ou, no limite da imprudência, através do próprio – será anulando aquele que julgam ser responsável por mantê-los longe do poder.

É nesse ponto que, de alguma maneira, tal situação parece emular o texto bíblico, na narrativa sobre Jesus Cristo e Barrabás."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Nov 2012 04:24 PM PDT
Rodrigo Vianna e Juliana Sada, Escrevinhador


"O resultado das eleições municipais trouxe novidades e novos atores ao cenário político. O balanço mostra o crescimento do PSB nas capitais; o avanço do PT em redutos tucanos; a entrada do PSOL na disputa majoritária; um bom desempenho do PSD… Junto das novidades, vieram as dúvidas sobre a disputa de 2014.

O Escrevinhador conversou com o historiador e professor da USP Lincoln Secco sobre o desempenho do PT nestas eleições, o espaço de ação da oposição e a disputa de 2014.

Para Secco, autor do livro "História do PT", as políticas sociais do governo federal possibilitaram a diminuição do poder dos coronéis nas pequenas cidades do interior do nordeste e o crescimento do PT nestes locais.

Sobre 2014, o historiador não tem muitas dúvidas: a oposição e até mesmo Eduardo Campos só têm chance em 2014 caso "o governo estiver numa crise catastrófica". Ao falar do PSDB, é categórico: "ele não tem nada a oferecer à população".

No Nordeste, o PT perde terreno nas capitais, mas parece avançar nos pequenos municípios. Por quê?
Desde que Lula implementou suas políticas sociais o PT ampliou sua presença em regiões mais pobres do Nordeste. O PT já tinha  uma poderosa marca social oriunda de suas gestões municipais e do próprio discurso recorrente de suas lideranças a favor dos  mais pobres. Só que a influência petista esbarrava nos vestígios de coronelismo que ainda havia. O aumento do salário mínimo e os programas Luz para Todos e Bolsa Família mudaram a vida das mães de família e o comércio local das pequenas cidades. A mulher recebe os recursos diretamente numa conta bancária, sem  mediação do político local.



No Sul e Sudeste parece dar-se o inverso: PT é forte nas cidades grandes e, apesar de eleger mais prefeitos nas pequenas, não consegue ainda rivalizar com PMDB e PSDB. Por quê?
Os dois Estados mais populosos do Brasil são governados pelo PSDB: São Paulo e Minas Gerais. Uma produção industrial e agropecuária forte e uma classe média tradicional estabelecida impediram historicamente o PT de se posicionar na liderança. Basta visitar uma pequena cidade do Oeste paulista e outra do interior da Bahia para ver a diferença. O impacto das políticas sociais de Lula foi muito menor nos Estados mais desenvolvidos. Ali, o PT tem mais força nas cidades médias e grandes, onde a periferia é extensa e os problemas crônicos da saúde, transporte e habitação por vezes inclinam o eleitorado à esquerda.

O que significa o avanço de Eduardo Campos?
Campos é um político absolutamente tradicional e que divide com outras oligarquias o PSB. Não vejo nada de mais nisso. Tanto ele quanto Aécio Neves são vazios programáticos. Nada têm a oferecer à população que seja diverso do que já é feito pelo PT. Campos é da base do governo e em nenhum momento criticou Dilma Rousseff. Ele pode ser candidato à presidência fora do campo político governista? Pode. Mas só seria eleito se o governo estiver numa crise catastrófica, ou se a oposição encontrar um programa alternativo, o que ela tenta desde 2002."
Entrevista Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Nov 2012 06:20 AM PDT
Paulo Moreira Leite, Época / Vamos Combinar


"O alvoroço provocado pela notícia de que Marcos Valério pode ter informações comprometedoras contra Lula, Antônio Palocci e até sobre o caso Celso Daniel chega a ser vergonhoso.

Desde a denuncia de Roberto Jefferson que Valério tem demonstrado grande disposição para colaborar com a polícia.

Foi ele quem entregou a relação de 32 beneficiários das verbas do mensalão, inclusive Duda Mendonça.

Conforme os advogados de um dos réus principais, ao longo do processo Valério fez quatro tentativas de oferecer novas delações em troca de uma redução de sua pena.  As quatro foram rejeitadas.

O estranho,  agora, não é a iniciativa de Valério, mais do que compreensível para quem se encontra numa situação como a sua. Não estou falando apenas dos 40 anos de prisão.

As condenações de José Dirceu  e José Genoíno se baseiam em "não é possível que não soubessem", "não é plausível", "um desvio na caminhada" e assim por diante.

Eu acho legítimo pensar que deveriam ser questionadas em novo julgamento,  o que certamente poderia ser feito se tivessem direito a uma segunda instância, como vai ocorrer com os réus do mensalão PSDB-MG que foram desmembrados nestes "dois pesos, dois mensalões," na antológica definição de Jânio de Freitas.

Parece muito difícil questionar o mérito das acusações contra Valério.  Ele participava de um esquema para levantar recursos de campanha. Mas seu interesse era comercial, digamos assim. Pretendia levantar R$ 1 bilhão até o fim do governo, disse Silvio Pereira, secretário geral do PT, em entrevista a Soraya Agege, do Globo, em 2006.


Era o titular do esquema, o dono das agências de publicidade, aquele que recolhia e despachava o dinheiro, inclusive com carros forte e conta em paraíso fiscal.

O estranho, agora, não é o comportamento de Valério. São os outros.

É a torcida, o ambiente de vale-tudo.
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Nov 2012 05:27 AM PDT
"Ministro da Educação disse que foram testados 3,4 mil itens de segurança para o exame que acontece neste fim de semana, avaliando 5,7 milhões de estudantes; prova é teste de fogo para as pretensões de Mercadante, possível candidato ao governo de São Paulo em  2014


Heloisa Cristaldo, Agência Brasil

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem (1º) que 3.400 itens foram monitorados para garantir total segurança na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro.

"Está tudo pronto. Agora, é momento de todos ficarem tranquilos para fazerem uma boa prova (…) Estamos trabalhando com toda intensidade para dar total tranquilidade para fazer uma excelente prova", disse Mercadante, em entrevista ao programa de rádio Hora da Educação, produzido pelo Ministério da Educação.

Mercadante ressaltou o tamanho do exame, que vai avaliar mais de 5,7 milhões de alunos em todo o país. "O Enem é o segundo maior concurso de todo o planeta. É a segunda maior operação logística para fazermos uma prova como esta. Vamos ter 566 mil pessoas trabalhando para garantir a segurança e a tranquilidade dos estudantes".

O ministro destacou os benefícios do Enem e orientou os alunos a "caprichar" na prova, já que o rendimento no exame é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país."
Matéria Completa, ::AQUI::


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 1 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 1 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 02 Nov 2012 11:39 AM PDT
O ministro da Educação Aloizio Mercadante ressaltou, em entrevista nesta sexta-feira, 2/11, no auditório do Inep, que tudo está pronto para que o Enem seja realizado com segurança e tranquilidade para os 5,7 milhões de participantes. "Tudo ocorreu conforme o esperado, dentro do maior rigor, com eficiência e precisão, desde o momento da elaboração das provas até o estabelecimento dos locais onde será aplicado o Exame", garantiu. Ele informou que o gabarito será divulgado na quarta-feira, dia 7/11.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 01 Nov 2012 05:29 PM PDT



Posted: 01 Nov 2012 05:28 PM PDT
Portal Imprensa


"O grupo Anonymous, que vem realizando uma série de ataques contra instituições financeiras nas últimas semanas, invadiu o site da BM&F Bovespa, a bolsa de valores de São Paulo. Segundo o Jornal do Brasil, o site ficou alguns minutos fora do ar, porém já está funcionando normalmente.

Anteriormente, o grupo de hackers há havia invadido o site da Secretaria da Fazenda de SP e dos bancos HSBC, Banco do Brasil e da Febraban, conforme anunciado pelo grupo em seu Facebook.

O "#OpWeeksPayment" usado pelo grupo nas redes sociais, refere-se aos ataques realizados exatamente na primeira semana do mês, quando a grande maioria da população recebe seus salários. A ideia de atacar nesse período é uma forma de atrair maior visibilidade ao protesto, fazendo a sociedade refletir sobre a corrupção no país. 

De acordo com anúncios do Anonymous nas redes sociais, o grupo deve continuar realizando ataques nos próximos dias."


Posted: 01 Nov 2012 05:21 PM PDT
"Após defender renovação do partido, ex-presidente agora diz que ideias novas são mais importantes que troca de gerações na legenda


Gabriel Manzano, O Estado de S.Paulo

O PSDB precisa, daqui por diante, de "um discurso convincente, afim com os problemas atuais do País". Mas esse novo discurso não significa que o partido deva necessariamente sair à cata de nomes novos. "Juventude, em si, não produz ideias novas", adverte. "O mais importante são as ideias, não necessariamente novas mas renovadas para fazer frente às conjunturas".

É com essas palavras que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso define os horizontes do tucanato depois das eleições de domingo, em que o partido teve vitórias a festejar mas amargou uma derrota na batalha mais importante, a da Prefeitura de São Paulo.
A entrevista do ex-presidente ao Estado se segue às declarações do candidato derrotado José Serra, segundo o qual falar em mudanças no PSDB seria um modo de se submeter à estratégia do PT. Antes dessa fala de Serra, FHC havia dito que o momento "é de mudança de gerações", mas "isso não quer dizer que os antigos líderes vão desaparecer, eles têm de empurrar os novos para a frente". 

Nesta entrevista, FHC discorda de várias análises feitas sobre o futuro do partido. Uma delas é que o PSDB paga o preço por ser uma sigla muito "paulista". Outra, detecta domínios regionais ou eleitorados cativos. "O eleitor mostrou que não tem donos", advertiu o ex-presidente.


Há um nascente debate, dentro e fora do tucanato, sobre as perspectivas do PSDB depois das eleições de domingo. O que é prioritário no momento? Nomes novos ou um discurso novo?
O mais importante é um discurso convincente, afim com os problemas atuais do País e do povo e transmitido com linguagem simples e moderna. Claro que sempre é necessário abrir as portas da carreira política aos mais jovens. Mas juventude, em si, não produz ideias novas e o importante são ideias, não necessariamente novas, mas renovadas para fazer frente às conjunturas."
Entrevista Completa, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 04:53 PM PDT
Altamiro Borges, Blog do Miro


"O deputado André Figueiredo (CE), líder do PDT na Câmara Federal, protocolou ontem pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os institutos de pesquisas de opinião. Segundo informou, o requerimento reuniu 225 assinaturas, 54 a mais do que o necessário para instalação da CPI. O objetivo da iniciativa é apurar as razões de tantos erros cometidos pelos institutos nas sondagens dos votos para as eleições de outubro. Falha técnica ou manipulação eleitoral?

Para o pededista, as pesquisas causam enormes dificuldades para as campanhas, interferem no voto dos eleitores e há indícios de que muitas delas são compradas. "Tem chegado ao nosso conhecimento de quem pagar mais leva a pesquisa favorável ao seu candidato. É isso que queremos averiguar". Como grave exemplo, ele cita o caso de Curitiba (PR). Nas sondagens do primeiro turno, o candidato do PDT, Gustavo Fruet, apareceu sempre num distante terceiro lugar. Ao final, ele venceu as eleições para a prefeitura."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 04:03 PM PDT


Primeiro, não devemos descontar o histórico do presidente. Depois há a força dinâmica de sua operação de campanha
Michael Cohen, The Observer / CartaCapital


"Em 22 de setembro de 2012 o presidente Barack Obama teve, segundo a Pollster.com, sua maior vantagem em votos populares na campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos, depois da temporada de convenções. Ele estava 4 pontos à frente nas pesquisas nacionais e tinha uma vantagem de 6 pontos no estado indeciso crucial de Ohio, uma vantagem estreita de 3 pontos na Flórida e de quase 4 na Virgínia.

O popular site de previsão de eleições fivethirtyeight.com previu que Obama tinha uma probabilidade de 77,5% de ganhar a eleição, número que chegaria a 87,1% em 4 de outubro. A melhora de Obama nos números de pesquisas não foi necessariamente tão surpreendente. Em 17 de setembro a revista liberal Mother Jones divulgou um vídeo devastador que mostrava o candidato republicano, Mitt Romney, desprezando os 47% do país que ele alegava serem "dependentes do governo" e que se recusavam, segundo disse, a assumir a "responsabilidade pessoal e cuidar de suas vidas".

O vídeo foi praticamente a confirmação de uma linha chave da campanha de Obama no ataque a Romney — a de que ele era um homem rico sem empatia ou preocupação pelas dificuldades dos pobres e da classe trabalhadora. Como sugeriu um recente anúncio de Obama divulgado em Ohio, o vídeo parecia implicar que ele "não é um de nós".

Para muitos observadores políticos, a eleição estava longe de terminada; um candidato republicano defeituoso e menos que competente parecia simplesmente incapaz de tirar vantagem do mau desempenho econômico para desalojar um presidente relativamente impopular. Poucos analistas conseguiam ver como Romney poderia conter a hemorragia.


Então Obama e Romney se encontraram no primeiro debate presidencial de 2012 e tudo mudou — pelo menos aparentemente. A imagem pública de Romney tinha sido tão atacada pelos anúncios negativos de Obama, que ele chegou ao debate precisando apenas de um desempenho ligeiramente melhor que a média para provocar uma reconsideração de sua candidatura. Romney superou essas expectativas, ao mesmo tempo que seu adversário se saiu muito pior que as suas."
Artigo Comleto, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 02:51 PM PDT
"Governador acerta com presidente Dilma ajuda federal sobre caos da segurança pública em São Paulo; reunião com ministro da Justiça ocorrerá na próxima semana; hoje subiu para 88 o número de PMs assassinados este ano no Estado; secretário Ferreira Pinto insiste em negar existência do crime organizado em torno do PC; governador não estuda modelo de UPPs que salvou o Rio de Janeiro; desse jeito vai?


Brasil 247

A noite começa a cair nesta quinta-feira 1 sobre a Grande São Paulo. Véspera de Finados. Quantos novos mortos serão contados amanhã pela manhã? Na última madrugada foram oito pessoas mortas a tiros, entre elas dois policiais militares. Na anterior, dez, duas a pauladas. Chega-se agora a um total de 88 PMs mortos desde o início do ano no maior conglomerado urbano do País. O resultado dramático – 57% maior do que o do ano passado inteiro – ainda parece ser pequeno para os bandidos. Na guerra em curso, não admitida pelas autoridades paulistas, eles sem dúvida estão vencendo. O governo erra e os fortalece. Os cidadãos, especialmente dos bairros mais humildes, estão assustados. Não deveriam?

Na tarde da quarta-feira 31, no segundo dia de ocupação da favela de Paraisópolis, a PM encontrou uma lista de policiais militares marcados para morrer. Quarenta nomes, com detalhes de suas rotinas. O governo paulista se nega a reconhecer a existência e o pleno funcionamento do PCC – Primeiro Comando da Capital, sigla com a qual milhares de bandidos se identificam e interagem. Mas o secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto admitiu que ordens diretas para o assassinato de policiais militares nos últimos dias saíram de Paraisópolis. Quanto a lista, que demanda, como qualquer lista, inteligência para ser feita e, no caso, estrutura para ser praticada, por meio dos chamados 'soldados do crime', está sendo "analisada".

Nesta marcha, o secretário vai acabar descobrindo que o crime organizado em torno da sigla PCC tem em Paraisópolis um dos seus quartéis-generais. E que o crime organizado, a partir daquela e de outras áreas,  está em plena execução de um plano que faz de São Paulo uma cidade sem lei e refém do medo. Diante da mais nova prova sobre a plena operação do crime organizado – a lista de PMs a serem abatidos retira o caráter aleatório que se poderia atribuir, como quer o governo paulista, às 88 mortos ocorridas de 1º de janeiro até às 16h45 de 1º de novembro -, talvez o secretário admita que o PCC, que nunca se foi, esteja em erupção."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 07:51 AM PDT



Posted: 01 Nov 2012 07:43 AM PDT
Altamiro Borges, Blog do Miro


"Não se sabe por qual motivo, o senador Mário Couto (PSDB-PA) utilizou a tribuna do Senado hoje à tarde para chamar os seus pares de "ladrões". Ele afirmou que a corrupção é generalizada na política brasileira e defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise a evolução patrimonial de todos os deputados e senadores. O tucano elogiou o julgamento do chamado "mensalão", mas garantiu que as condenações são insuficientes. O discurso causou constrangimento e revolta entre os parlamentares.

"São dezenas ou centenas de parlamentares que estão aqui cheios de processos nas costas. Está escrito na testa: ladrão. Estão ricos porque roubaram do povo", esbravejou Mario Couto, famoso por suas bravatas. De imediato, também não se sabe por qual razão, o tucano Alvaro Dias (PR) tentou abafar o discurso do seu correligionário. "Ele não fez referência a nomes. Não acredito que ele tenha generalizado. Talvez não tenha sido bem entendido". Já outros parlamentares exigiram que o tucano desse nome aos bois.

Será que o senador sabe alguma coisa sobre o milionário financiamento de campanha bancado pelos latifundiários e grileiros do Pará? Será que ele conhece algo sobre o desvio de grana no processo da privataria no reinado de FHC? Será que outros "ladrões" estão metidos com a máfia do Carlinhos Cachoeira? Por que Mario Couto está tão revoltado? É somente mais uma de suas bravatas ou ele sabe de algum esquema mais cabeludo? A Comissão de Ética do Senado devia convocá-lo e exigir explicações."


Posted: 01 Nov 2012 07:04 AM PDT
"A chamada "operação saturação" já aconteceu em 2005 e 2009, e agora o governador mandou, um dia depois do segundo turno da disputa à prefeitura de São Paulo, cerca de 500 policiais para o local, num momento de evidente crise da segurança pública paulista expressa pelo aumento do número de homicídios – incluindo policiais - e a denúncias sobre a atuação de grupos de extermínio.


Fábio Nassif, Carta Maior

Sob ordem do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a polícia militar iniciou uma grande operação repressiva na favela de Paraisópolis na madrugada da segunda-feira (29), um dia depois do segundo turno da disputa à prefeitura de São Paulo. A chamada "operação saturação" já aconteceu em 2005 e 2009, e agora o governador mandou cerca de 500 policiais para o local, num momento de evidente crise da segurança pública paulista expressa pelo aumento do número de homicídios – incluindo policiais - e a denúncias sobre a atuação de grupos de extermínio. Espremidos entre respostas do governo à crise e ao processo de valorização imobiliária da região, os moradores denunciam os abusos da polícia militar.

Paraisópolis é a maior favela da cidade. Durante o período eleitoral, no entanto, era propagandeada por José Serra (PSDB) como exemplo de obra de urbanização. Também é alvo de diversos projetos de intervenção como uma estação da Linha 17 – Ouro de monotrilho. Mas o que os moradores sentem nos últimos 3 dias, além dos problemas estruturais que se mantém, são as violações de direitos humanos praticadas por agentes do estado. Entre a especulação imobiliária e o espetáculo midiático, moradores de Paraisópolis são humilhados.

"Eles estão aqui pra mudar a mídia de rumo", resume assertivamente um morador de 25 anos de Paraisópolis. Em sua opinião, "querem encher a favela com um monte de polícia, mostrar serviço, para encobrir o tanto de mortes que está acontecendo", referindo-se aos dados da Secretaria de Segurança Pública que indicam o crescimento de 96% de homicídios no mês de setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

"É um desvio de foco diante do descontrole da segurança de São Paulo", concluiu o morador Cláudio. A reportagem decidiu alterar seu nome, já que ele chegou a esta conclusão depois de ter sua casa invadida por soldados da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) nesta terça-feira a noite e não se sente seguro com o trabalho feito pelos policiais."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 06:38 AM PDT
"A prioridade de Cid é manter a estratégia para fazer o PSB crescer ainda mais. E disputar a presidência só em 2018.


Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada

No programa Entrevista Record Atualidade que foi ao ar nessa quarta-feira, na RecordNews – clique aqui para assistir, o governador Cid Gomes, do PSB do Ceará, afirmou que o PSB deve ficar com o PT até 2018.

E apoiar a re-eleição da Presidenta Dilma.

Cid elogiou a posição republicana da Presidenta Dilma na eleição de Fortaleza, mas criticou a do Nunca Dantes.

Em Fortaleza, Cid ajudou a eleger o jovem médico sanitarista Roberto Claudio, contra um candidato do PT.

Cid explicou que tentou, desde o início, apoiar um outro nome do PT, já que o candidato da prefeita petista não tinha viabilidade eleitoral.

Além disso, as pesquisas mostravam que o eleitorado de Fortaleza não queria que ele, Cid, apoiasse o candidato da prefeita.

Mesmo assim, o PT ficou com o candidato da prefeita, que representa um grupo minoritário dentro do PT.

Mas, em todo o Ceará, enfatiza Cid, a relação do PSB com o PT foi a de aliados.

E deu o exemplo de sua terra, Sobral.

Ali, o candidato vitorioso foi um petista e o vice, do PSB.

Mesmo depois da rivalidade em Fortaleza, Cid disse que manterá os quatro petistas de seu secretariado.

Um secretariado plural, com representantes de todos os partidos que o apóiam."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 05:52 AM PDT
Portal Terra


"Dois policiais militares morreram após serem baleados no início da madrugada desta quinta-feira na favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, de acordo com o 46º Batalhão de PM (Ipiranga), cuja 1ª Companhia é baseada na rua Comandante Taylor, em Heliópolis.

O soldado Antonio Paulo da Rocha, que atuava nas Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicleta (Rocam), e o cabo Ailton Borges dos Santos, ambos à paisana, foram baleados na esquina da rua Paraíba com a rua Alegria, quando circulavam em duas motos.

Os PMs chegaram a ser socorridos a um pronto-socorro da região, mas não resistiram e morreram. Ainda não há informações sobre o motivo ou circunstâncias do crime, que deve ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 01 Nov 2012 05:39 AM PDT
"No momento em que a Globo se mostra receosa em relação a uma eventual proposta para democratizar a comunicação, Marco Aurélio Garcia a acusa de partidarismo. "Quando você tem uma emissora que dedica 19 minutos do seu principal noticiário para fazer um resumo do mensalão às vésperas do segundo turno ... não é uma questão que passa batido para nós"; comandada por Ali Kamel, emissora diz que "só faz jornalismo"



A Rede Globo, assim como os principais meios de comunicação do País, estão unidos contra uma eventual proposta que parta do governo para democratizar os meios de comunicação, a exemplo do que ocorreu com a Ley de Medios argentina, que entra em vigor em 7 de dezembro. Tanto Globo, Abril, Folha e Estado já dedicaram reportagens contra o que acusam ser um golpe contra a democracia.

Neste contexto, o assessor para Assuntos Internacionais da presidência da República, Marco Aurélio Garcia, entrou no debate. E acusou a Globo de agir de forma partidária. Leia na coluna de Mônica Bergamo, da Folha:

CLIMA
Marco Aurélio Garcia, assessor de assuntos internacionais do governo Dilma Rousseff, é direto ao criticar a mídia no julgamento do mensalão: "É isso: eu estou falando da TV Globo", disse ele em entrevista à rádio BandNews FM no domingo das eleições. "Houve concretamente uma tomada de posição por parte de analistas", o que, segundo ele, vai além dos limites de órgãos de concessão pública. "Vamos ter claro: não estou me referindo a jornais, mas a órgãos de concessão pública."


CLIMA 2
Garcia referiu-se ao resumo que o "Jornal Nacional" fez do mensalão no dia 23 de outubro, quando mais da metade de seus 32 minutos foi dedicada a um balanço do julgamento. "Quando você tem uma emissora que dedica 19 minutos do seu principal noticiário para fazer um resumo do mensalão às vésperas do segundo turno (...) Não é uma questão que passa batido para nós."


CLIMA 3
Procurada pela coluna, a TV Globo diz que "não tem lado e só fez jornalismo".



You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406