quarta-feira, 5 de junho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: UFPA esclarece alterações no vestibular 2014


 

Link to PlanetaUniversitário.com

Professores de escolas rurais terão curso de licenciatura

Posted: 05 Jun 2013 01:37 AM PDT

Com 30 vagas na habilitação em ciências da natureza e matemática e 30 vagas em ciências agrárias, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se prepara para selecionar professores que lecionam em escolas públicas do campo, mas não têm licenciatura. A UFMA participa de um grupo de instituições federais de ensino superior selecionado em 2012, por edital, para abrir licenciaturas específicas para educadores que trabalham no campo.

Museu Olho Latino (Atibaia) - Paulo Cheida é destaque na IV Bienal Internacional do Peru

Posted: 05 Jun 2013 01:18 AM PDT

Paulo Cheida SansO artista brasileiro Paulo Cheida Sans é um dos principais destaques na "IV Bienal Internacional de Grabado" realizada pelo ICPNA – Instituto Cultural Peruano Norte Americano - em Lima, Peru. O evento, aberto em 28 de maio, reúne 20 exposições distribuídas em 16 galerias e espaços culturais, além de conferências, oficinas de criação e visitas guiadas que acontecem até julho.

Goleiros de futebol podem melhorar salto com ajuda de pesquisa

Posted: 04 Jun 2013 11:23 PM PDT

Com o auxílio de um modelo matemático, Sérgio Augusto Cunha, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e colegas têm desenvolvido um sistema para analisar saltos de goleiros de futebol por meio de visualização por computador. A proposta é tentar melhorar esse fundamento nos atletas profissionais. O estudo, feito com apoio da FAPESP por meio de uma Bolsa de Pesquisa no Exterior, é destaque na nova edição do Jornal da Unicamp.

UFPA esclarece alterações no vestibular 2014

Posted: 04 Jun 2013 11:21 PM PDT

ufpa-logoEm entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 4, a Universidade Federal do Pará (UFPA) esclareceu dúvidas sobre as alterações no Processo Seletivo 2014 da instituição. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) decidiu adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como fase única do vestibular da UFPA este ano e a ofertar até 20% das vagas da universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

ULBRA promove atividades no mês do Meio Ambiente

Posted: 04 Jun 2013 11:15 PM PDT

A ULBRA Canoas comemora nesta quarta-feira, 05.06, o Dia Internacional do Meio Ambiente promovendo atividades que pretendem discutir ações de sustentabilidade com a comunidade. De acordo com a diretora de Assuntos Comunitários da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Simone Imperatore, a proposta prevê mostras e palestras durante todo o mês de junho que envolvem a participação dos cursos da Instituição.

Pesquisa em bioenergia oferece bolsas de doutorado

Posted: 04 Jun 2013 11:14 PM PDT

energie-alternativeO projeto de pesquisa "Estudo de Processos Integrados de Produção e Recuperação de Etanol 1G", apoiado pela FAPESP e pela ETH Energia, oferece bolsas de doutorado em Engenharia Química. Com início no segundo semestre de 2013, as bolsas são nos seguintes temas: 1) Fermentação extrativa utilizando solventes orgânicos; 2) Integração dos processos de produção e recuperação de etanol 1G (primeira geração).

Células-tronco são chave para entender Alzheimer

Posted: 04 Jun 2013 11:10 PM PDT

células-troncoAs células-tronco serão peças-chave para encontrar a cura da doença de Alzheimer. Quanto a isso o neurocientista Lawrence Goldstein, professor da Universidade da Califórnia em San Diego e um dos principais pesquisadores da área, não tem dúvidas. Mas Goldstein não vê futuro em pesquisas que buscam desenvolver terapias de substituição dos neurônios defeituosos. Para ele, as células-tronco são, na verdade, ferramentas que permitirão compreender o que acontece de errado no cérebro e leva ao desenvolvimento da doença.

Pesquisador brasileiro irá desenvolver tecnologia de vacinas na Universidade de Harvard

Posted: 04 Jun 2013 12:13 PM PDT

O pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ricardo Tostes Gazzinelli foi um dos dois brasileiros selecionados pelo programa Cátedra Capes/Universidade de Harvard para atuar como Professor Visitante Sênior nos Estados Unidos. A iniciativa, fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Harvard, concederá bolsa para o período de um ano acadêmico a partir de agosto de 2013.

Universidade de São Paulo (USP) inicia implantação do novo sistema de iluminação

Posted: 04 Jun 2013 12:07 PM PDT

Foi assinado, no dia 21 de maio, o contrato para a instalação do novo sistema de iluminação na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", em São Paulo. O prazo para execução dos serviços é de oito meses. Como a instalação será realizada em etapas, a previsão é de que, dentro de 90 dias, o novo sistema já esteja instalado em algumas áreas do campus, como o estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e adjacências.

Faculdade de Engenharia da UERJ abre inscrição para para mestrado e doutorado em Engenharia Econômica

Posted: 04 Jun 2013 07:56 AM PDT

A Faculdade de Engenharia da Uerj está com inscrições abertas para Pós-graduação em Engenharia Econômica: Áreas de Concentração em Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para o curso de Mestrado e mais 15 (quinze) para o Doutorado. O objetivo da Pós-graduação é promover o aprimoramento científico de diplomados em cursos de graduação como Engenharia Mecânica, Aeronáutica, Naval,

IFSC/USP - Dirigíveis na sociedade moderna: uma volta ao passado?

Posted: 04 Jun 2013 07:54 AM PDT

Na próxima terça-feira, 11 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do programa "Ciência às 19 horas", realizará a palestra gratuita "Dirigíveis na sociedade moderna: uma volta ao passado?", que será ministrada pelo docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), James Rojas Waterhouse, às 19 horas, no anfiteatro do IFSC "Prof. Sérgio Mascarenhas".

Pós-graduação do Icict/Fiocruz realiza a 2ª Jornada de Seminários Avançados I

Posted: 04 Jun 2013 06:27 AM PDT

Com o objetivo de debater o papel da imagem diante da interface entre comunicação, informação e saúde nos contextos público e privado, a turma do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz, realiza, na quinta-feira, 6/06, a 2ª Jornada de Seminários Avançados I, que terá como tema "Saúde: a imagem que informa e comunica - Como, onde, por que e para quê?".
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: