sábado, 10 de agosto de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Corrupção no Metrô de São Paulo pode envolver bilhões de reais, diz promotor


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 09 Aug 2013 06:11 PM PDT


E eles ainda dizem que não sabiam de nada

Posted: 09 Aug 2013 06:10 PM PDT


E AGORA?
Alckmin (à esq.) e Serra foram avisados sobre o propinoduto

"Documentos do tribunal de contas e do ministro público revelam que há cinco anos os tucanos paulistas foram alertados sobre as irregularidades no metrô e trens de São Paulo

Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas / ISTOÉ

Desde a eclosão do escândalo de pagamento de propina e superfaturamento nos contratos da área de transporte sobre trilhos que atravessou os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos paulistas têm assumido o comportamento de outra ave, o avestruz. Reza a crença popular que, ao menor sinal de perigo, o avestruz enterra a cabeça no chão para não enxergar a realidade. Não foi outra a atitude do tucanato paulista nos últimos dias. Como se estivessem alheios aos acontecimentos, líderes do PSDB paulista alegaram que nada sabiam, nada viram – e muito menos participaram. Documentos agora revelados por ISTOÉ, porém, provam que desde 2008 tanto o Ministério Público como o Tribunal de Contas vem alertando os seguidos governos do PSDB sobre as falcatruas no Metrô e nos trens. Apesar dos alertas, o propinoduto foi construído livremente nos últimos 20 anos. Além dos documentos agora divulgados, investigações anteriores já resultaram no indiciamento pela Polícia Federal de 11 pessoas ligadas ao partido. No entanto, questionado sobre o cartel montado por multinacionais, como Siemens e Alstom, para vencer licitações, o governador Geraldo Alckmin jurou desconhecer o assunto. "Se confirmado o cartel, o Estado é vítima", esquivou-se. Na mesma toada, o seu antecessor, José Serra, declarou: "Não tomamos em nenhum momento conhecimento de qualquer cartel feito por fornecedores e muito menos se deu aval a qualquer coisa nesse sentido". As afirmações agridem os fatos. Os documentos obtidos por ISTOÉ comprovam que os tucanos de São Paulo, além de verem dezenas de companheiros investigados e indiciados, receberam no mínimo três alertas contundentes sobre a cartelização e o esquema de pagamento de propina no Metrô. Os avisos, que vão de agosto de 2008 a setembro de 2010, partiram do Ministério Público estadual e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Nos três casos, os documentos foram encaminhados aos presidentes das estatais, nomeados pelo governador, e publicados no Diário Oficial."
Matéria Completa, ::AQUI::

As dúvidas sobre o episódio Serra-Siemens na CPTM

Posted: 09 Aug 2013 05:50 PM PDT

Luis Nassif, Luis Nassif Online

"Consultando os arquivos de jornais de 2008, percebe-se o seguinte:

1. A conversa entre José Serra e o executivo Nelson Branco Marchetti, da Siemens, ocorreu em setembro de 2008, em um congresso em Amsterdã. O caso em questão foi uma licitação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vencida pela espanhola CAF com a Siemens em segundo. A Siemens questionou na justiça e, segundo seu exeutivo, teria sido abordado por Serra e pelo Secretário de Transportes José Luiz Portella. Teriam lhe dito que, se a Siemens embargasse a licitação, não haveria outra e ninguém ganharia. Se parasse com a demanda, levaria 30% da encomenda.

2. Os arquivos da Folha, no entanto, falam de uma segunda compra de trens, anterior a esta. Sem licitação, a CPTM teria adquirido 40 trens da Alston. Houve questionamento do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Mais informações »

A UNE e a agenda das lutas estudantis

Posted: 09 Aug 2013 05:30 PM PDT

Corrupção no Metrô de São Paulo pode envolver bilhões de reais, diz promotor

Posted: 09 Aug 2013 05:10 PM PDT


Segundo promotor Marcelo Mendroni, esquema
pode envolver dez empresas
/ ©marcelo d'sants/frame/folhapres

"Com base em documentos recebidos do Cade, MP paulista conclui que há 'fortes indícios' de ilegalidades ocorridas entre 1999 e 2009, nos governos tucanos de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin

Bruno Bocchini, Agência Brasil / RBA

O Ministério Público de São Paulo informou hoje (9) que existem "fortes indícios" de formação de cartel e de fraudes em licitações da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) entre os anos de 1999 e 2009. O MP se baseia na documentação fornecida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, que investiga o suposto cartel.
Mais informações »

10 frases do grupo Mídia Ninja no Roda Viva

Posted: 09 Aug 2013 04:28 PM PDT


10 frases do pessoal do Mídia Ninja no Roda Viva (Reprodução Youtube)


O Roda Viva entrevistou o jornalista Bruno Torturra e o produtor cultural Pablo Capilé, ambos idealizadores do grupo Mídia Ninja, coletivo de jornalismo que vem dando o que falar e inflamando discussões sobre os futuros da produção de notícias.

O Adnews recorta abaixo dez frases representativas do bate-papo. Confira também o vídeo completo da entrevista no fim da notícia.

"Mídia Ninja é uma sigla que significa Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação." - Bruno Torturra, sobre o significado do nome.

"A gente faz jornalismo sim. Acho até curioso que ainda é uma dúvida se o que a gente faz é ou não jornalismo." - Bruno Torturra, respondendo se o Mídia Ninja faz jornalismo ou não.

"O PSDB tem como política não dialogar com os movimentos sociais" - Pablo Capilé, sobre os apoios de partidos.
Mais informações »

Aécio e Andréa Neves podem virar réus no Mensalão Tucano

Posted: 09 Aug 2013 03:54 PM PDT


"Fontes da Procuradoria Geral da República admitem: "Mensalão Tucano" terá novos réus após perícia e investigação da PF na "Lista do Marcos Valério"

Novojornal

No mais completo sigilo determinado pelo atual procurador Geral da República Roberto Gurgel, desde o dia 04/07, o processo da Ação Penal 536 encontra-se parado na PGR, em função de "vistas para intimação a PGR", determinada pelo novo relator que substituiu o Ministro Joaquim Barbosa.

Segundo fontes da PGR, tal determinação ocorreu para que Gurgel tomasse conhecimento "oficial" do resultado das investigações complementares determinadas e emitisse parecer. O que sem qualquer explicação encontrava-se parado e pendente. 

Apenas o "Apenso 43", contendo a "Lista do Marcos Valério", não seguiu junto ao processo pois a lista está sendo periciada pela Policia Federal. A lista contem o nome dos beneficiados pelo esquema do Mensalão Tucano, dentre eles o Senador Aécio Neves e sua irmã Andréa através de uma laranja."
Matéria Completa, ::AQUI::

Charge do Bessinha

Posted: 09 Aug 2013 09:06 AM PDT


Acordos tucanos no metrô dariam cadeia no STF

Posted: 09 Aug 2013 09:05 AM PDT


"Curiosamente, o caso de denúncias de favorecimento e acordos com empresas em licitações do metrô e trens no Estado de São Paulo, que gerava propina a políticos do PSDB, é muito parecido com o de Ivo Cassol (PP), primeiro senador condenado no País pelo Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira 8. Seu crime? Fraudes ao direcionar licitações em obras e serviços de engenharia em benefício de algumas empresas, quando era prefeito do município de Rolim de Moura, em Rondônia; pena: quatro anos e oito meses


Caso fosse julgada no Supremo Tribunal Federal, a denúncia de cartel e favorecimento a empresas em licitações do metrô e trens de São Paulo daria cadeia a políticos do PSDB. Isso porque governadores tucanos direcionaram licitações, impedindo a livre concorrência de mercado entre as empresas e recebendo propina em troca. A denúncia é da alemã Siemens, que disse fazer parte do esquema.

Embora envolva muito mais dinheiro, o caso, curiosamente, é semelhante com o julgado ontem pela corte suprema, que terminou com a primeira condenação de um senador no País. Ivo Cassol, do PP de Roraima, foi considerado culpado por todos os dez ministros que estavam no tribunal por direcionar licitações em obras e serviços de engenharia quando era prefeito do município de Rolim de Moura entre 1998 e 2002.
Mais informações »

Collor suspeita de arapongagem de Gurgel

Posted: 09 Aug 2013 08:54 AM PDT

Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN

Posted: 09 Aug 2013 08:00 AM PDT


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"A notícia dentro da notícia. O Jornal Nacional da última quinta-feira levar ao ar uma reportagem com quase oito minutos de duração tratando de escândalos envolvendo o PSDB de São Paulo foi mais importante do que o conteúdo da matéria, do qual quem se interessa por política já soubera pelos jornais impressos, pelo rádio e pela internet durante o dia.

Abaixo, a matéria lida por Willian Bonner e Patrícia Poeta durante longos minutos, possivelmente um recorde de veiculação de notícia incômoda para o PSDB desde que o partido chegou ao poder federal, em 1995. É longa, mas quem não assistiu deveria ao menos lê-la, pois é surpreendente tanto pela duração quanto pelo conteúdo."
Artigo Completo, ::AQUI::

Com PSDB acuado "Economist" joga a toalha

Posted: 09 Aug 2013 06:24 AM PDT



"A revista inglesa The Economist, uma espécie de encíclica do vaticano neoliberal, que se notabilizou recentemente pelas tentativas  -orquestradas com assemelhados internos--  de derrubar o ministro Mantega, ademais das críticas desrespeitosas à Presidenta Dilma, jogou a toalha. Sua edição mais recente trata da corrida eleitoral no Brasil e praticamente admite que Dilma não tem adversários à altura para 2014. O título "Consolo para uma presidente enfraquecida", mantém o azedume em relação ao governo 'intervencionista'.Mas o texto praticamente sepulta as chances de Aécio Neves, tratado como figura de baixo relevo nacional.

A Economist sequer cogita a hipótese B personificada em Serra. Em parte, por certo, por entender que o tucano é um pilar daquilo que qualifica como um revés adicional do PSDB, 'às voltas com um escândalo potencial relacionado a denúncias de cartel e propinas em contratos do metrô de São Paulo' ( leia mais aqui) .Quanto a Eduardo Campos, a Economist se mostra mais cética ainda  -ele não consegue decolar. E Marina está enredada nas dificuldades de criação de seu partido. Num momento em que a inflação dá mostras de estar sob controle, a produção industrial respira e a valorização cambial está sendo corrigida, a revista britânica admite: Dilma ainda tem grandes desafios, como manter a base unida; 'mas não tem páreo à vista'.

Andrea Matarazzo arrecadou junto à Alstom para campanha de FHC

Posted: 09 Aug 2013 05:40 AM PDT


O vereador Andrea Matarazzo, mencionado
em planilhas da investigada Alstom

"Empresa francesa, dona de contratos com governos tucanos, foi punida em vários países onde foi investigada por corrupção. No Brasil, foi blindada pela Assembleia Legislativa e a imprensa

Helena Sthephanowitz, RBA / Blog da Helena

Candidato à reeleição, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), parece  não se sentir constrangido em aparecer na imprensa com o discurso de "eu não sabia". Se houve cartel, diz ele, o estado é "vítima" e buscará o ressarcimento.

As investigações sobre a existência de propina denunciada pela Siemens apontaram que já existiam indícios de esquemas ilegais nos processos de fornecimento de equipamentos em 1998, na gestão do governador Mário Covas, também do PSDB.

Em 2008, o jornal americano Wall Street Journal revelou que a Alstom estava sendo investigada na França e na Suíça por ter pagado propinas em vários países. Posteriormente, a empresa foi investigada e punida em quase todos os países. Menos no Brasil, graças à blindagem da Assembleia Legislativa e da imprensa.
Mais informações »

Produtos e serviços para famílias com renda até 2,5 salários mínimos têm deflação de 0,29%

Posted: 09 Aug 2013 05:28 AM PDT


Vitor Abdala, Agência Brasil
 
"O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou queda de preços (deflação) de 0,29% em julho. A queda foi maior do que a observada pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a variação de preços de produtos e serviços para todas as faixas de renda e teve deflação de 0,17%.

Em junho, o IPC-C1 registrou inflação de 0,33%. A queda da taxa foi provocada por deflações em três das oito classes de despesas que compõem o índice, além de uma inflação menos intensa em outros três grupos. Os transportes passaram de uma inflação de 0,88% em junho para uma deflação de 1,54%.

O grupo de despesas vestuário passou de uma inflação de 0,51% para uma deflação de 1,04%. Os alimentos já haviam tido deflação em junho (-0,22%), mas tiveram uma queda de preços ainda mais intensa em julho (-0,54%). A inflação ficou mais intensa para as despesas com habitação (que passou de 0,67% para 0,29%), saúde e cuidados pessoais (de 0,39% para 0,26%) e comunicação (de 0,29% para 0,05%).

Em sentido oposto, duas classes de despesa tiveram alta na inflação: despesas diversas (cuja taxa passou de 0,29% para 0,44%) e educação, leitura e recreação (que passou de 0,31% para 0,48%). Com a deflação de 0,29% observada em julho, o IPC-C1 acumula altas de 2,74% no ano e de 5,84% nos últimos 12 meses."
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: UFPA - Bettina Ferro oferece curso em Gestão Hospitalar



Link to PlanetaUniversitário.com

Conheça a nova Reitora da Unifran

Posted: 09 Aug 2013 03:24 PM PDT

reitora esterNo dia 5 de agosto, a Prof.ª Dr.ª Ester Regina Vitale tomou posse como Reitora da Universidade de Franca – Unifran, presença que veio somar ao sucesso e crescimento da Universidade e fortalecer a qualidade de ensino, junto à Cruzeiro do Sul Educacional. Desta forma, uniu-se à equipe da Reitoria da Universidade que também conta com o trabalho e dedicação da Prof.ª Dr.ª Kátia Jorge Ciuffi – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Ms. Elisabete Ferro de Sousa Touso – Pró-reitora de Extensão e Prof. Ms. Arnaldo Nicolella Filho – Pró-reitor de Ensino.

Morre o médico cirurgião Wadi Kassis, um dos fundadores do Hospital Centrinho

Posted: 09 Aug 2013 03:20 PM PDT

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, em Bauru, o médico Wadi Kassis, aos 79 anos. Professor aposentado do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Wadi foi um dos sete fundadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, sendo o primeiro cirurgião plástico da instituição e único médico do grupo de fundadores.

Sisutec - Inscritos passam de 240 mil nesta sexta-feira

Posted: 09 Aug 2013 03:17 PM PDT

sisutec logoO Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu um total de 243.391 candidatos inscritos, até as 17h30 desta sexta-feira, 9. Como cada candidato pode fazer duas opções, o sistema recebeu 467.484 inscrições. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

UFPR cria novos cursos de graduação

Posted: 09 Aug 2013 01:50 PM PDT

ufpr logoUm novo campus no Norte do Paraná, onze cursos novos, 450 vagas a mais na Universidade Federal do Paraná. O Conselho Universitário da UFPR (Coun) aprovou em sessão extraordinária nesta quinta-feira (08) a criação de cursos nos campi de Curitiba, Palotina, Pontal do Sul e no recém-implantado campus avançado de Jandaia do Sul. Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, este é "um dia histórico, que consolida o projeto de interiorização na UFPR".

Cesuca oferece Serviços de Assistência Jurídica Gratuita

Posted: 09 Aug 2013 01:26 PM PDT

Cesuca logoEm fase de expansão e pleno crescimento, o Cesuca – Faculdade Inedi, conta com mais um espaço que beneficiará não só alunos do curso do Direito, mas a comunidade local. A instituição inaugura no dia 13 de agosto – terça-feira, às 19 horas, uma sala que irá prestar Serviços de Assistência Judiciária Gratuita – SAJUG, no saguão da Faculdade. A iniciativa é uma oportunidade para aprendizagem e atendimento ao público carente.

Termina sábado (10) o prazo para pedido de isenção da taxa no vestibular Fuvest 2014

Posted: 09 Aug 2013 12:05 PM PDT

Termina no dia 10 de agosto, sábado, o prazo para os candidatos ao Vestibular FUVEST 2014 solicitarem a isenção ou a redução da taxa de inscrição, que é de  130,00. O benefício poderá ser requerido por estudantes que fizeram ou estão cursando o ensino médio em escolas públicas do Brasil e comprovem insuficiência de recursos financeiros para o recolhimento do valor da taxa.

UFPA - Bettina Ferro oferece curso em Gestão Hospitalar

Posted: 09 Aug 2013 12:01 PM PDT

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) oferece segunda turma de "Programa Gestão Hospitalar". O programa é uma parceria entre o HUBFS e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progep) da UFPA por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit). Os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, dia 13. As aulas iniciam no dia 19 de agosto, com previsão de término para o dia 29 de novembro.

Semana da Engenharia de Materiais ocorre entre os dias 26 e 30 de agosto em São Carlos

Posted: 09 Aug 2013 11:59 AM PDT

Entre os dias 26 e 30 de agosto, alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) organizam a V Semana da Engenharia de Materiais (SEMa 2013). O objetivo da atividade é ampliar a formação dos graduandos, apresentar pesquisas desenvolvidas na área e reunir estudantes, docentes e profissionais para analisar os desafios e oportunidades na área de Engenharia de Materiais e Manufaturas.

Educação profissional - Dilma inaugura câmpus de instituto e elogia opção de formandos do Pronatec

Posted: 09 Aug 2013 10:41 AM PDT

A presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou nesta sexta-feira, 9, o câmpus de Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a cerimônia, Dilma e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participaram da formatura de 430 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Aos formandos, a presidenta afirmou que o momento era de conquista. "É uma opção correta que vocês fizeram por um curso, por se especializar, por se aprimorar", disse Dilma. "Ao fazermos o Pronatec, procuramos qualificar ao máximo os nossos cursos, tanto por meio dos institutos federais quanto com a parceira com o Sistema S."

Talento Unicamp 2013 vem recheada de novidades

Posted: 09 Aug 2013 07:32 AM PDT

A equipe da Talento Unicamp, feira de recrutamento de trainees e estagiários, está a todo vapor preparando as novidades para a sua 14ª edição, que acontece em 22 de agosto de 2013, das 9h às 20h, no estacionamento do Ginásio da Unicamp, em Campinas.  Ela é realizada pelo Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp. Com o foco "Talento, a chave para a sua carreira de sucesso", a feira pretende receber 65 empresas, nacionais e multinacionais que irão expor suas ideias e seus principais profissionais de RH para passar todas as informações, fazendo com que os visitantes interessem-se cada vez mais por elas.

PUCRS - Seminário Universidade e Financiamento de Inovação recebe inscrições

Posted: 09 Aug 2013 07:30 AM PDT

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS (Propesq) promove a 8ª edição do Seminário Universidade e Financiamento de Inovação. O evento vai abordar o tema, com foco na gestão organizacional e na captação de recursos. A abertura será no dia 26, às 15h, com a apresentação do vídeo Innovation Fundraising. Após, Bruce Brownstein, diretor da The Wharton School, University of Pennsylvania, vai ministrar a palestra Fundraising: estudo de caso.

Professora da Uniso vence prêmio nacional de educação

Posted: 09 Aug 2013 05:59 AM PDT

Carmem Machado, professora da área de Artes na Universidade de Sorocaba (Uniso) e mestranda no Programa de Educação, está entre os dez vencedores do 16º Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita (FVC). Ela foi premiada pelo trabalho "Sentiver - inspiração, conteúdo e leveza", projeto pedagógico que explora a linguagem da dança contemporânea, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental da escola Professor Benedicto Leme Vieira Neto, em Salto de Pirapora.

IBMR promove vestibular exclusivo para áreas de saúde

Posted: 09 Aug 2013 05:56 AM PDT

No próximo domingo (11/08/2013), o IBMR vai realizar um vestibular exclusivo para os cursos de saúde da instituição. Os interessados em cursar Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Fisioterapia, Nutrição ou Psicologia deverão se inscrever até o dia 09 de agosto no site http://ibmr.br. A prova será aplicada às 10h no campus Botafogo e o resultado divulgado em 13 de agosto.

Palestra com o professor Hagai Bergman, da Universidade Hebraica de Jerusalém

Posted: 09 Aug 2013 04:57 AM PDT

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém promovem, no dia 15 de agosto, uma palestra com o professor da Universidade Hebraica de Jerusalém Hagai Bergman. Com o tema "Current Deep Brain Stimulation and the New Directions" (estimulação elétrica cerebral profunda na atualidade e seus novos rumos), o professor apresentará dados sobre o tratamento do mal de Parkinson e de distúrbios relacionados aos gânglios basais.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida