segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Via Email: Planeta Universitário: Matemático brasileiro ganha Medalha Fields



Link to PlanetaUniversitário.com

Novo programa vai estimular pesquisas clínicas para o SUS

Posted: 13 Aug 2014 11:58 PM PDT

Fomentar pesquisas clínicas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais universitários federais é o objetivo do Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS (Epecsus), lançado nesta quarta-feira, 13, em Brasília. Resultado de uma parceria entre sete entidades públicas, o programa tem a missão de produzir conhecimento em prol do sistema de saúde brasileiro.

Periódico internacional publica edição especial nipo-brasileira

Posted: 13 Aug 2014 11:56 PM PDT

O periódico Archives of Biochemistry and Biophysics (ABB) publicou edição especial com artigos de trabalhos apresentados no encontro Antioxidants and Redox Process in Health - Bilateral Meeting Brazil-Japan, realizado no ano passado com participação do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) (http://cepid.fapesp.br/centro/26/), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) (http://cepid.fapesp.br/home/) da FAPESP.

FAPESP e Texas Tech University assinam acordo de cooperação

Posted: 13 Aug 2014 11:50 PM PDT

Dirigentes da FAPESP e da Texas Tech University (TTU), nos Estados Unidos, assinaram na terça-feira (12/08) um acordo de cooperação para promover o intercâmbio e o desenvolvimento de projetos de pesquisas, financiados conjuntamente pelas instituições. O documento foi assinado por Celso Lafer, presidente da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação, Duane Nellis, presidente da TTU, Lawrence Schovanec, reitor da TTU, e Tibor Nagy, vice-reitor.

Campos teve atuação marcante no Ministério da Ciência e Tecnologia

Posted: 13 Aug 2014 11:50 PM PDT

Eduardo CamposO candidato à Presidência pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13/08) em acidente com avião em Santos (SP), teve importante atuação na política científica nacional como ministro da Ciência e Tecnologia. Campos foi titular do então MCT – que em 2011 passou a ser Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – de janeiro de 2004 a julho de 2005, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

UCB tem seu primeiro estudante com surdez a defender uma dissertação de mestrado

Posted: 13 Aug 2014 12:36 PM PDT

No ano em que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB) comemora 20 anos, há um motivo a mais para festejar. Terá o primeiro surdo a defender uma dissertação de mestrado. Falk Moreira fará sua defesa na próxima sexta-feira, 15 de agosto, às 14h, cujo tema de sua pesquisa é “HISTÓRIA DE VIDA E CONCEPÇÃO DE DOCENTES SURDOS ACERCA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR”.

Abertas as inscrições para mestrado e doutorado em Informação e Comunicação em Saúde na Fiocruz

Posted: 13 Aug 2014 12:34 PM PDT

icict-fiocruzEstão abertas as inscrições para o mestrado e doutorado 2015 do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, voltado para profissionais que trabalhem ou tenham interesse nas áreas de informação, comunicação e saúde. O Programa compreende dois cursos, de oferta regular, contínua e gratuita, que são o mestrado acadêmico e o doutorado em Informação e Comunicação em Saúde.

Unicamp altera datas das Vagas Remanescentes 2015

Posted: 13 Aug 2014 11:55 AM PDT

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o novo calendário do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2015 na Universidade (transferências). As novas datas foram aprovadas em votação na CEPE (Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp) no último dia 12 de agosto. O calendário havia sido divulgado pela Comvest em maio, mas precisou ser adequado em função das alterações no segundo semestre letivo na Universidade.

Curso de História da Univali promove palestra sobre escravidão no Brasil

Posted: 13 Aug 2014 11:53 AM PDT

O curso de História da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe no dia 20 de agosto, palestra do historiador José Bento Rosa da Silva. O tema será “Escravidão, abolição e pós-abolição: até onde a memória alcança”. O evento será às 19h, no auditório do Bloco F4, Campus Itajaí. A entrada é aberta e gratuita. Doutor em História, Bento possui consistente experiência em investigações sobre a história da África, escravidão, trabalho e multiculturalismo brasileiro.

Mais Educação - MEC promove webconferência para informar sobre programa

Posted: 13 Aug 2014 06:17 AM PDT

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação promoverá nesta quarta, 13, a 46ª webconferência do Programa Mais Educação, aberta ao público. A conferência, que acontecerá das 15h às 17h, tem o objetivo de dar continuidade aos esclarecimentos que vêm sendo prestados sobre a execução do Programa Mais Educação (PME) no ano de 2014. O encontro abordará questões relativas a financiamento e dará orientações gerais para a execução do programa nas escolas participantes e nos sistemas estaduais e municipais de educação.

Fatec Itaquera - Redação de projetos de pesquisa e artigos acadêmicos

Posted: 13 Aug 2014 05:31 AM PDT

Entre os dias 13 e 21 de agosto de 2014, estarão abertas as inscrições para o curso de extensão gratuito Redação de Projetos de Pesquisa e Artigos Acadêmicos. O curso será ministrado na Faculdade de Tecnologia de Itaquera, que fica a poucos metros da Estação Itaquera do Metrô. Poderão se inscrever no curso alunos de graduação da Fatec Itaquera (40 vagas distribuídas em duas turmas) e alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino superior (20 vagas distribuídas em duas turmas).

FUVEST 2015: ICMC esclarece dúvidas dos estudantes na 8ª Feira de Profissões da USP

Posted: 13 Aug 2014 05:26 AM PDT

Ela veio de Salvador, na Bahia, para esclarecer suas dúvidas na 8ª Feira de Profissões da USP, no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) em São Paulo. A distância que Eva Salustino percorreu para chegar ao estande do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, mostra o quanto esse evento é importante para os estudantes do ensino médio decidirem qual carreira seguir. Ela estuda na escola Panamericana da Bahia e ainda não sabe se fará faculdade no Brasil ou no exterior.

Inscrições para programa PVS Capes-ITA vão até dia 22

Posted: 13 Aug 2014 05:24 AM PDT

As inscrições para o programa Professor Visitante Sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vão até 22 de agosto. O programa tem como objetivo apoiar a execução de estudos e pesquisas que contribuam para o fortalecimento dos programas de graduação e pós-graduação stricto sensu nas áreas de pesquisa do ITA: Engenharia e Ciências Exatas.

Um Diagnóstico da Educação Brasileira e de seu Financiamento

Posted: 13 Aug 2014 05:22 AM PDT

O professor Otaviano Helene, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), apresentará, no dia 14 de agosto em um colóquio no IFUSP, uma análise da educação brasileira com base em indicadores, como evasão escolar no ensino fundamental e taxas de analfabetismo. A apresentação, intitulada “Um Diagnóstico da Educação Brasileira e de seu Financiamento”, ocorrerá a partir das 16 horas, tem entrada franca e será transmitida pelo site www.iptv.usp.br.

Matemático brasileiro ganha Medalha Fields

Posted: 13 Aug 2014 05:20 AM PDT

Artur AvilaPela primeira vez, um brasileiro ganha a Medalha Fields, o prêmio mais importante da Matemática. Artur Avila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, foi escolhido como um dos ganhadores da honraria, concedida pela União Internacional de Matemática (IMU) a cada quatro anos e destinada a matemáticos com até 40 anos.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: